A existência de Bombeiros em Serpins remonta ao ano de 1983, altura em que cerca de 12 elementos constituíram uma secção dos Bombeiros da Lousã.
Nessa época, dispunham apenas de uma vetusta ambulância e de uma viatura todo-o-terreno munida de batedores, que eram guardadas numa garagem particular. Não dispondo de linha telefónica própria, era utilizado o telefone de um particular que muitas vezes se encarregava de dar o alarme. Respondendo às crescente necessidades da população, no ano de 1989, e com integração de mais elementos, os bombeiros passaram a estar sedeados num edifício entretanto construído pela Junta de Freguesia e onde ainda actualmente permanece.
Com esta mudança tornou-se possível a obtenção de uma linha telefónica própria, bem como a permanência de bombeiros de serviço durante a noite, uma vez que, pela primeira vez, dispunham de uma camarata e vestiários.
Contudo, os habitantes da freguesia depressa concluíram da necessidade de melhoria de condições e dos meios dos Bombeiros.
É assim que, impulsionado por alguns Serpinenses, é constituída em 22 de Julho de 1993, no cartório Notarial da Lousã, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Serpins, tendo como finalidade principal a protecção desinteressada de vidas e bens.
No entanto, só em 1 de Dezembro de 1995, entram oficialmente em actividade, deixando de ser 4ª Secção dos Bombeiros da Lousã.
Actualmente o corpo de Bombeiros Voluntários de Serpins assegura, anualmente, cerca de 2.000 serviços, dentro e fora do concelho, percorrendo as suas viaturas mais de 200.000km.
Contando com cerca de setenta elementos e com parque de viaturas adequado e moderno, prossegue de uma forma voluntariosa, abnegada e sem olhar a quem, o fim para o qual foi criado e que constitui a razão da sua existência: servir a população.